Tudo o que você precisa saber sobre o câncer de próstata e como se prevenir
Você sabia que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens? Nessa perspectiva, hoje falaremos um pouco mais sobre esse mal tão comum que também, hoje, é um tabu para a nossa sociedade.
Nesse sentido, há muito preconceito com os exames que, na verdade, podem salvar sua vida e seu futuro. Por isso, previna-se! Acompanhe para saber mais.
Diagnóstico
Desse modo, o diagnóstico é feito através do famoso exame do toque ou biópsia prostática por via trans-retal ou trans-perineal e guiado por ressonância magnética ou ultrassonografia.
Enfim, estamos em novembro, que é conhecido como o mês mundial de combate ao câncer de próstata. Nesse sentido, a conscientização da população masculina acerca da grandeza do problema que esse tipo de câncer pode gerar é essencial.
Saiba que, em nosso país, um homem morre a cada 38 minutos devido a complicações causadas pelo câncer de próstata. Por isso, se você é homem e tem mais de 40 anos, ou até menos, não deixe de realizar uma consulta preventiva.
Evite sustos desnecessários ou uma grande perda para sua família, faça o exame o quanto antes, previna-se. Pois a detecção precoce do câncer possibilita a chance de um tratamento bem sucedido e pode salvar sua vida!
Detecção
Falando em detecção, há alguns sinais investigados que podem definir que você está com câncer de próstata. Logo, se você apresentar qualquer um desses sintomas, procure um médico urologista imediatamente:
Sangue na urina;
Dificuldades de urinar;
Alteração na frequência de vezes que você urina durante o dia e a noite;
Diminuição do jato de urina;
Disfunção erétil.
Fatores de risco
O fato é que qualquer homem, depois de certa idade, pode desenvolver o câncer de próstata. Realmente, a doença é relacionada à terceira idade, pois 75% dos casos que acontecem no mundo acontecem a partir dos 65 anos. Mas prevenir-se e estar sempre atento aos sinais é essencial.
O excesso de peso corporal está associado a maiores riscos de desenvolver-se um câncer de próstata. No entanto, as evidências para tal relação ainda são limitadas.
Nesse sentido, fatores genéticos também estão associados ao aparecimento da doença em outras fases da vida e com casos de uma evolução pior do quadro prognóstico.
Agora que você já tem essas informações, está esperando o quê para se tratar e ter todo o acompanhamento que merece? Contrate um plano de saúde da Atos! Faremos questão de escolher e trazer as melhores opções para você! Faça o exame.
Existem outras formas de emagrecer sem realizar a cirurgia, por isso o período de carência são 24 meses. Entre em contato conosco e marque uma consulta!
Com um atendimento humanizado por profissionais especializados, nós te ajudamos a encontrar a melhor solução em saúde para você! Entre em contato!
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e
visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.