Em outubro, todas as pessoas, empresas, instituições e companhia se juntam em uma única só cor: o rosa. Este é o momento de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama, sobre a importância do autocuidado.
O movimento conhecido como outubro rosa é conhecido internacionalmente como um convite a se pensar no bem-estar da mulher, e está diretamente ligado a assuntos como prevenção e tratamento adequado de saúde.
Este é um lembrete para as mulheres realizarem o autoexame, se consultarem periodicamente e apoiar outras mulheres. Principalmente, por se tratar de uma doença tão invasiva e que com o diagnostico precoce aumenta para 95% as chances de cura.
Panorama do câncer de mama no Brasil!
Segundo o Instituo Nacional de Câncer (INCA) do Brasil, a estimativa para novos casos é de 66.300 casos. Somente no ano de 2019, mais de 18 mil mulheres e 300 homens morreram por câncer de mama. Sendo as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul do país.
Os números são expressivos visto a as taxas de cura e os tratamentos disponíveis no mercado. Muito disso tem como causa a falta de informação e de conscientização.
Mas lembre-se: cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoração de hábitos saudáveis. Então, pratique exercícios, tome água, cuide da sua alimentação.
Fatores de risco
Como a maioria das doenças, o câncer de mama é decorrente de uma série de fatores. Dentre esses estão:
Alcoolismo
Falta de atividade física
Obesidade
Amamentação
Controle de natalidade com injeção
Reposição hormonal
Terapia hormonal
Terapia de estrogênio
Implantes mamários
Pré-disposições genéticas hereditárias
Sintomas
Os sintomas do câncer de mama podem ser observados por cada pessoa. Geralmente, de acordo com médicos especialistas, a presença de volume anormal nos seios, alteração da cor dos mamilos, nódulos e secreções podem indicar a presença de um tumor maligno. Contudo, somente esses fatores não são determinantes. É preciso que a paciente busque aconselhamento médico e faça exames para confirmar a condição e descobrir o melhor tratamento para o seu caso.
Exames preventivos
A mortalidade do câncer está muito condicionada ao momento de descoberta da doença. Por isso, é de extrema importância o acompanhamento médico com um ginecologista e um mastologista. Além disso, os exames clínicos e a mamografia são indicados para garantir a saúde da mulher.
No caso da mamografia, recomenda-se a realização anual para mulher com mais de 40 anos. No entanto, independentemente da idade é importante que seja feito com certa regularidade.
O Auto Exame
Um dos pontos centrais da campanha do outubro rosa é a divulgação das técnicas para o autoexame. Esta é uma maneira bastante eficiente de identificar a necessidade de procurar um profissional para orientar e acompanhar o seu caso.
O Auto exame ajuda na identificação precoce da doença, aumenta a chances de cura e diminui a necessidade de tratamentos mais agressivos. Conferindo assim, mais conforto à paciente.
Acredita-se que todas as mulheres devem realizar o autoexame a partir dos 20 anos de idade, especialmente se possuírem histórico de câncer na família.
Agora nos respondam: vocês sabem como realizar o exame?
Em geral, o passo a passo é bem simples e nós vamos te ajudar. Vamos lá?
1 – Vá em frente ao espeço;
2- Levante um dos braços e coloque atras da cabeça;
3 – Com a mão livre apalpe os seios com as polpas dos dedos (não use as pontas e unhas);
4 – Faça movimentos circulares, horizontais e verticais;
5 - Repita o mesmo passo com o outro braço;
6 – Massageie os mamilos e observe a presença de secreção e alterações na pele;
7 – Repita esses passos em outras posições, como sentada e deitada.
O auto exame é uma excelente forma para você conhecer melhor a anatomia do seu corpo e ajuda a identificar alterações que possam surgir. Mas não sinta ansiedade caso encontre pequenos nódulos, isso é relativamente comum nos seios. O importante é avaliar mensalmente se está havendo crescimento ou o surgimento de outros sintomas.
O outubro rosa deve ser o ano inteiro! E lembramos mais uma vez, quando mais cedo o câncer for detectado, mais chances se tem de cura. Faça o auto exame, procure seus médicos e realize seus exames de rotina.
Não deixe de contratar um plano de saúde para ter mais tranquilidade. Com a assistência adequada para as suas necessidades, você não precisa se preocupar na espera para consultas e na dificuldade de realizar exames e tratamentos.
Você terá uma rede de apoio adequada para garantir a sua qualidade de vida. A prevenção salva vidas!
Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e
visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.